quarta-feira, 17 de julho de 2019

Socialismo Científico

    No século XVIII, a Revolução industrial abriu espaço para que um pequeno grupo da sociedade que se beneficiava da exploração de outros grupos . E essa situação exploratória caminho para grandes pensamentos e críticas ao capitalismo , onde o socialismo científico desenvolvido por Karl Marx ganhou destaque.

Karl Marx

O grupo explorado na sociedade capitalista, seria a parcela desse povo – os trabalhadores que não possuem propriedades. Devido a essa condição essas pessoas tem que vender sua força de trabalho para manter as condições da própria subsistência e da sua família.
Para isso, destituído dos meios de produção após a Revolução industrial , o trabalhador é obrigado a vender sua força de trabalho para o burguês em troca de salário .

Exploração do trabalho infantil durante a Revolução Industrial XVIII


Karl Marx defendia que o capitalismo havia transformado a força de trabalho em mercadoria , já que o valor gerado ao capitalista é o excedente do que é produzido pelo operário. Essa diferença entre o salário e o lucro foi oque Marx chamou de mais – valia.
 Com a necessidade do operário de vender a força de trabalho para garantir as condições de subsistência, ele acabava se tornando escravo da indústria, da propriedade privada e do próprio salário. Esse afastamento dos meios de produção e do produto final do seu trabalho foi um conceito fundamental para o marxismo, denominado alienação.

Charles Chaplin em Tempos Modernos

Outro pilar do socialismo científico é o conceito de classe social. Marx defendia que o capitalismo havia dividido a sociedade em duas classes, a burguesia, que controla os meios de produção; e o proletário – que vende sua força de trabalho. Esse conceito se torna essencial para explicar a luta de classes, pois com as desigualdades entre classes desenvolve – se partir de um sentimento de antagonismo , exploração e desigualdade de classes.
O socialismo científico desenvolvido por Karl Marx, não foi o única teoria de crítica ao capitalismo a ser de desenvolvida no século XVIII. Claude Henri, François-Charles e Robert Owen que também associavam as desigualdades sociais a propriedade privada. Foram pensadores que discutiam pontos em comum com Marx, mas ele os criticava por os considerar “utópicos”, ou seja , idealistas e irreais.
 O Marxismo atualmente foi demonizado pela sociedade em geral. Porém, apesar da posição política que se assume deve-se ter consciência dos benefícios trazidos por Marx, do entendimento da sociedade capitalista e das desigualdades existentes.




Nenhum comentário:

Postar um comentário